top of page

Mocassim e o Aparente Ódio Infundado do Brasileiro

Atualizado: 1 de set. de 2019

Você já deve ter visto alguém próximo a você usando um Mocassim. Provavelmente, se não nos dias de hoje, talvez na sua infância. E muito provavelmente, era algum homem com mais de 40 anos de idade.


ree

O homem vêm se modernizando, e graças às forças em volta do universo, tem entendido que se modernizar não depende da orientação sexual desse ser que procura estilo e conforto.


Esse calçado está sendo uma peça chave por fashionistas como Mariano Di Vaio para sair da mesmice e com isso, se tornando comum entre homens mais novos, nas casas de 24 a 35 anos.


O Mocassim, segundo o wikipédia, foi criado pelos índios norte-americanos com cascas de árvore, alguns também já eram feitos de couro.


No blog Monopólio da Moda eu vi uma frase interessante: o mocassim é o calçado mais contemporâneo e democrático que existe hoje, no mercado.


Pensar no significado do que essa frase diz, deslumbra os meus olhos! Mas estranhamente, por outro lado, tenho me deparado com um eterno ódio de alguns homens em relação a esse calçado. Por que será?


Será uma questão de como o calçado têm refletido socialmente e culturalmente ao nosso povo?

Citando novamente o Monopólio da Moda, em 2010, quando publicou uma matéria sobre o Mocassim, ele disse: "o engraçado disso é que sendo o mesmo calçado ele pode definir status diferentes para as pessoas..."


Talvez venha daí um pouco de confusão.


Já ouvi de tudo, quando se trata de um mocassim masculino.


Mas o pior de tudo, foi em uma conversa, quando um rapaz que estava tentando me conhecer, perguntou: - você usa "mocacine?", fui pesquisar no google o que era "mocacine" e nem o pai dos burros sabia o que era, mas arrisquei em perguntar: - Mocassim, você diz?, ele respondeu: "Você entendeu..."


Eu respondi que não usava ainda.

(aqui entre nós, não tive a chance até o momento porque não recebi o meu "patrocínio" Dolce&Gabbana, risos).


Logo em seguida, ele me surpreendeu com essas respostas:

"- Aquele sapato geralmente combina com uma franjona..."

"- Prefiro sapatênis..." (Aqui eu já inseri o selo Tiago Leifert de qualidade)

"- Aliás, uso..."

"- É mais hominho."


E o gran finale:

"- Botou aquilo, para mim, ficou super viado..."


ree

O "hominho" em questão, é gay e se mudou para a capital de São Paulo recentemente.


A essa altura, eu já tinha tido todas essas reações:


Voltando ao assunto:

ree

Quando mais jovem, eu tinha a impressão do Mocassim masculino ser um calçado mais usado por um perfil específico de "homens cultos" ou que "façam parte de uma elite social".


O que obviamente, é uma grande bobagem. Com a evolução a gente vai percebendo que o "use o que você tem vontade de usar" e "faça a sua própria moda ao seu favor", faz mais sentido que qualquer outra coisa.


Isso me fez chegar à conclusão que o Mocassim traz um enobrecimento e elegância à praticamente qualquer look.


É uma peça refinada e elegante e traz leveza para toda a composição.

É óbvio que grande parte deste "ódio" e campanha contra o Mocassim têm relação clara quanto à masculinidade frágil de alguns. Outra grande bobagem, claro.


Bom, como não poderia faltar, separei uma seleção para você se inspirar nas combinações com os mocassins masculinos da atualidade.


Mas já aviso que no nosso país, pode ser um pouquinho difícil de encontrar parecidos com a foto. O que mais perto que encontrei, foi na Shoestock.


Inspire-se:


E então? O que acharam sobre as referências? Vocês fazem uso do Mocassim? O que pensam sobre ele?


Me contem tudo lá no meu Instagram @allannermani combinado? ;)

Comentários


sobre o autor
WhatsApp Image 2020-04-07 at 12.38.12.jp

Allan Nermani

29 anos, empreendedor, um pouco biscoiteiro e colecionador de tempos de qualidade.

Formado em Rádio, Televisão e Internet, adoro falar sobre moda, estilo de vida, música e filmes, análises da vida contemporânea e desafios da vida adulta.

 

Amo conhecer novos lugares e ter as mais variadas experiências possíveis.

Sou também muito nostálgico!

Mas guardo somente o que é bom ;)

veja também

Allan Nermani | CNPJ 30.768.955/0001-54 | CPF: 389.303.198-74

Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados pela empresa. Os preços e promoções são válidos apenas para compras em nossa loja virtual. Prazos de Entrega: 3 a 5 dias úteis via SEDEX e 8 a 12 dias úteis via PAC. O prazo de postagem nos Correios/Transportadoras e processamento estimado do pedido são de 3 a 5 dias úteis. Endereço Comercial: Avenida Marquês de São Vicente, 230 - 18º Andar. E-mail: contato@allannermani.com.br.

bottom of page